quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Salvar o planeta ainda é uma tarefa possível?


Com o avanço acelerado da globalização liberal, a degradação contínua dos recursos naturais, representada pelo esquema de consumo e produção não viável, intensificou-se - principalmente nos países indutrializados - o que é extremamente preocupante na medida que agrava a pobreza e os desequílibrios. Aciona-se a sirene de alarme: o aquecimento climático, a escassez de água, a devastação de florestas e a extinção de espécies vivas. Sobre essas mudanças climáticas e a biodiversidade, torna-se necessário um plano decisivo para generalizar o desenvolvimento sustentável.
O que significaria o desenvolvimento ser sustentável? Este se baseia numa ideia de sustentabilidade, desde que gerações futuras herdem um meio ambiente, cuja qualidade seja ao menos igual à daquele que receberam as gerações precedentes. Esse desenvolvimento pressupõe a aplicação de três princípios: da precaução, que incentiva a abordagem preventiva ao invés de restauradora; da solidariedade entre as gerações atuais e futuras e o da participação de todos os atores sociais nos mecanismos de decisão.
Durante a última década, de acordo com pesquisa feita pela Greenpeace, a emissão de gás carbônico, principal causa do aquecimento climático, aumentou 9%. Nos Estdos Unidos, o maior poluidor do planeta, o aumento foi de 18% durante o mesmo período.Contudo, as florestas continuam sendo devastadas, ou seja, desaparecem árvores que absorvem os excedentes de CO2, logo, agrava-se o efeito estufa e eleva-se as temperaturas climáticas, o que paira uma ameaça de extinção maciça das espécies.
Para salvar o planeta, é primordial que todos os países, essencialmente os "poderosos", do mundo, aprovem e cumprem pelo menos cinco decisões cruciais: um programa internacional em favor das energias renováveis; compromisso em defesa do acesso à água e de seu tratamento, com objetivo de reduzir o número de pessoas privadas desse recurso vital, que é um bem comum da humanidade; elaboração de medidas para proteger as florestas, tal como previsto na Convenção sobre a Biodiversidade, aprovada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO-92); implantação de resoluções para a criação de uma instância jurídica que institua a responsabilidade ambiental das empresas e reafirme o princípio da precaução como premissa para qualquer atividade comercial e, finalmente, iniciativas para que as normas da Organização Munidial do Comércio (OMC) sejam subordinadas aos princípios das Nações Unidas sobre a proteção dos ecossistemas e às normas da Organização Internacional de Trabalho.
Ao destruírem o mundo natural, os homens tornam a Terra um lugar menos habitável. Portanto, devemos tentar inverter as tendências que possam levar, de forma inevitável, a uma catástrofe ecológica total. Trata-se de um desafio importante, pois o próprio gênero humano está ameaçado.






VAMOS TENTAR ALGO ANTES QUE SEJA TARDE PARA SALVARMOS O PLANETA!

2 comentários:

  1. Como nao poderia ser diferente,mais uma vez a Tah arrasou...
    Os comentarios sobre a salvaçao do planeta sao bem-vindos nesta era caotica em que nos encontramos...
    Parabens fofa!

    ResponderExcluir