terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cruzem os dedos!!!

Tenho refletido muito esses dias sobre a minha vida...sobre as coisas que têm ocorrido... sobre os meus sonhos e o que tenho feito para realizá-los...e veio em minha mente a palavra PERSEVERANÇA e consequentemente várias perguntas... o que se entende por perseverança? É possível distinguir a tenacidade da obstinação?


Perseverança para mim é a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. . Conta-se que Goethe ruminou durante trinta anos a concepção do Fausto. Nesse período, a obra foi germinando, criando raízes para, finalmente, vir à luz. Assim, é forçoso que não percamos o nosso bom humor se aquilo que almejamos não está se tornando real. Para tanto, há diversas frases de consolo e estímulo: "Deus está com os que perseveram"; "Não interessa o que se trata de levar a termo: o que importa é perseverar até o fim"; "Somos precipitados, quando dizemos que a natureza nos negou isso ou aquilo. Um pouco mais de constância, e o resultado será oposto"; "Todas as estradas da vida têm os seus espinhos. Se entrares numa delas, prossegue, porque retroceder é covardia"; "Poucas são as coisas por si próprias impossíveis; e o que freqüentemente nos falta não são os meios para obtê-las, é a constância".

Mas quais são os obstáculos à perseverança? Na minha concepção em primeiro lugar seria a ROTINA... uma ruptura do automatismo, por insignificante que seja, abre um caminho. Liberta o pensamento... Importa detectar os automatismos que alimentam a nossa inércia. Em segundo lugar posicionaria o DESÂNIMO...a grande arma  “das trevas”, porque ela quebra a faculdade mestra, que é a chave do homem, ou seja, a vontade. A preguiça moral, o gosto da comodidade e a instabilidade do humor são outros tantos fatores do desânimo. E a terceira posição? Hum...acho que seria o MEDO DA MUDANÇA...todo esforço desacostumado é penoso e por isso dá nascimento a uma idéia de incapacidade de avançar. Após muitos automatismos guardados em nosso subconsciente, ficamos paralisados e não nos pomos em marcha para o novo, para o que possa nos trazer algum progresso. E a tenacidade? E a obstinação? O que significaria uma pessoa ser obstinada? Bom...penso que a diferença entre a tenacidade e obstinação é que esta última não sabe adaptar-se à realidade. Aos obstinados falta a flexibilidade, elemento de suma importância para a realização de todos os empreendimentos humanos. Um exemplo pode esclarecer este ponto: desejamos ir, em linha reta, de A para B e no meio do caminho encontramos um muro. Os tenazes param, olham, contornam o muro e dão continuidade à sua trajetória. Já os obstinados batem com a cabeça no muro, pois não tiveram a flexibilidade de mudar o caminho, contornar o problema e a dificuldade.

Nossa Talita como está filosófica...ah sei lá...não sei se está certo essa linha de pensamento... mas é o que penso agora...pode ser que amanhã seja diferente...Bom, esses dias tenho pensado demais...acho que é porque está chegando um dia muito importante para mim...uma batalha a ser vencida, ou melhor, uma prova a ser resolvida...Domingo será o dia!!!Mas estou perseverante!!!Tenho fé que tudo vai dá certo!!!

Que Deus me ilumine e afaste o desânimo e o medo de mudar!!!

Cruzem os dedos!!!

Um comentário:

  1. Nossa, Talita...
    Anda mesmo filosófica!
    De onde isso tem saído? Será que dessa sua paixão por sociologia e história??? =P
    Hehehe...
    Meus dedos estão mais que cruzados!
    Cruzei até os dedos dos pés!!!!
    =P
    Beijo, minha amiga, que Deus a acompanhe!

    ResponderExcluir