sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O DESAFIO DOS SÁBIOS



A população de idosos é a que mais cresce em todo o mundo, decorrente de significativas quedas das taxas de mortalidade e fecundidade. No entanto, em alguns países, como no Brasil, essa faixa etária ainda não tem recebido a atenção merecida, chegando a ser tratada de forma discriminada e preconceituosa. Diante disso, na tentativa de dar proteção aos idosos, diversas leis têm sido aprovadas.
A Constituição Federal Brasileira registra que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar os idosos, assegurando não somente a vida, mas a sua participação na comunidade, seu bem-estar e sua dignidade como pessoa humana. Valor absoluto que serve de base para consolidação de um Estado Democrático. Mas o que significaria ter condições de dignidade? É o grau de respeitabilidade que um ser humano merece, diferente de caridade, solidariedade e assistência que trazem em si um conteúdo pejorativo de hipossuficiência. Portanto, a colaboração para uma melhor qualidade de vida para aqueles indivíduos com idade avançada, tende a ser uma forma de compreensão da dignidade como nascimento para uma probabilidade de vida mais longa, na perspectiva do futuro que aguarda a todos. O Estatuto do Idoso destaca-se pelos direitos sociais garantidos e apregoados. Contudo, estes somente serão assegurados se a sociedade assumir a responsabilidade de permitir o resgate da cidadania daqueles que muito contribuíram para o nosso país.
A sociedade necessita de uma grande mudança cultural, na qual a educação exerça papel fundamental para extirpar os preconceitos. A carência de uma nova mentalidade exige não apenas aquisição de conhecimentos,mas também, principalmente, mudanças de concepções e desenvolvimento de habilidades para aplicá-las. Trata-se de informação e capacitação, que levem a concretizar os direitos humanos, promover o entendimento e a tolerância e possibilitar ao idoso transitar livremente como cidadão.
O idoso tem o direito de participar e de usufruir de tudo que a sociedade tem conquistado. Através de políticas educacionais, é possível não somente conseguir espaços para eles, como também ensinar futuras gerações a respeitar e valorizar os saberes das diferentes etapas da vida.
A humanização deve ser o princípio básico nos ambientes em que a população se encontra, permitindo aos indivíduos de faixa etária avançada, compartilhar de suas emoções e angústias. Ajudando-as a ultrapassar o limite dessa fase da vida e contribuir para que elas tenham um envelhecimento saudável e digno.

                  PRECISAMOS VALORIZAR OS NOSSOS IDOSOS!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário